Conhecimento e Cultura
Nessa etapa consideramos o cuidar e o educar indissociáveis nas funções da educação, além de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
São nove anos distribuídos em dois ciclos que competem à construção de saberes essenciais do mundo abstrato, inicialmente modelados perante o fomento das aprendizagens lúdicas, por meio de metodologias pedagógicas que trabalhem as capacidades individuais e coletivas. E, derradeiramente, formados pela inserção de conhecimentos mais restritos e de novas disciplinas curriculares.
Aqui essas etapas são construídas com o intuito autônomo e enfático.
Nosso Diferencial
A primazia de toda a educação é oferecer, diante dos documentos legais, um ambiente totalmente voltado à construção do saber. É nessa vertente, que as trocas efetivas das relações sociais são imprescindíveis para um adequado convívio de aprendizagem.
É assim que, como ápice do valor principal de nossa Instituição, o Colégio E. Péry & Tia Min valoriza o atendimento humanizado e individual e considera que cada realidade atribui necessidades diferenciadas as quais os modelos pré-existentes de formação autônoma se solidificam perante a (re)criação social.
Com essa direção, a excelência do ensino, aqui, é a forma de compreender o outro, de acolhê-lo, e ele se concretiza na educação com qualidade.
ANOS FINAIS
6º ao 9º ano
Aprofundam-se os conhecimentos conceituais, as competências e as habilidades. Aumentam os compromissos com a responsabilidade, a organização para o estudo e a vida social.
No mundo em que as mudanças sociais, culturais e econômicas acontecem rapidamente e de forma intensa, é necessário capacitar o jovem adulto em termos cognitivos, afetivos e sociais para acompanharem essas mudanças de forma ativa.
O compromisso com a formação humanística do Colégio E. Péry & Tia Min se consolida a novas teorias e práticas já iniciadas no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os jovens ganham maior independência e aprimoram a capacidade de leitura crítica, transformando suas habilidades em posições inter e multidisciplinares.
Material Utilizado
Utilizamos o Sistema de Ensino Ari de Sá e Educação Infantil ao 7ºano e Sistema de Ensino Ari de Sá/Touch do 8º (FUND II) ao 3º Médio,que estrutura o cotidiano em sala de aula e que envolve, enfaticamente, as relações interpessoais (professores e alunos, alunos e alunos) como norte principal das aprendizagens celebradas. É referencial ético e cultural e preceitua os valores, os conceitos, as causas e as consequências de fenômenos em geral, privilegiando o desenvolvimento e as habilidades, sinteticamente caracterizados pela capacidade de expressão, de compreensão de fenômenos, de resolução de problemas e de construção de argumentos.
São conteúdos selecionados de acordo com a idade do aluno, com os referências para Educação Infantil, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Fundamental e a matriz de referência ENEM.
Dessa maneira, o material didático SAS agrega uma série de ferramentas e soluções educacionais, além de acesso à plataforma SAS Digital que é uma interface interativa que reforça o aprendizado por meio de recursos tecnológicos.
Importante ressaltar que o uso destes instrumentos tecnológicos de última geração não invalidam os materiais físicos: caderno, lápis, caneta, paradidáticos etc., e que valorizamos a organização espacial ainda tão necessária como o registro escrito.
Conheça melhor a nossa proposta!
Agende já a sua visita